top of page

Não, eu não escrevi errado, você leu direito: pa-ta-ma-RA.

E é bom ir se acostumando, pois as peças são todas no feminino.

As patamaras compõem o piso da nossa estrutura. Elas assumem inúmeras funções de acordo com o que precisamos para aquela ambiência. Elas podem ser elevadas ou rentes ao solo, proporcionando diferentes pontos de vista. Os materiais variam: podem ser de madeira, com dois tipos de padronagens modulares diferentes; de grelha metálica, ficando escondidas em meio à grama; E podem ser também de caixas preenchidas ora com seixo rolado, ora com areia fina.

Quando usar cada patamara? Depende. O que você quer proporcionar? Quer um ponto de encontro? Coloquemos patamaras elevadas então! Assim as pessoas conseguem se enxergar à distancia. Quer um lugar pra ficar por bastante tempo? Que tal variar as padronagens e estimular o uso de acessórios variados? E que tal colocar uma Caixa de Pedronda pras pessoas sentirem os seixos rolados com os pés enquanto trabalham? Viu? Tudo é uma questão de saber o que você quer, e aí buscar as ferramentas pra fazer acontecer.

Agora vamos conhecer cada patamara de pertinho? Eu conto melhor o que cada uma mais gosta de fazer! 

Patamara pra Equilibra

Essa patamara é basicamente um deck de madeira de 2x4m, e tem o padrão das tábuas bem linear, com marcações a cada 50cm, que é pra conseguir encaixar uma Equlibra e ainda sobra um espacinho pra colocar uma Caixa, ou uma Equilibra de lado, ou... Sei lá, você decide!

Patamara pra Caixa

Essa patamara também é um deck de madeira de 2x4m, só que ela é quadriculada, com marcações a cada 50cm nos dois sentidos. Cabem 4 Caixas lado-a-lado, cabe a Equilibra ali também. Ou também dá pra usar sem nada (Mas eu não queria dizer nada... Só que eu já testei e vi que dá pra jogar uma amarelinha da hora nesses quadradinhos).

Lousa Horizontal

Essa patamara é feita de areia! Pode isso, Arnaldo? Pode!!! Duvido que você não goste de colocar os pézinhos na areia e ficar cavucando o chão... "Tá, e por que ela se chama de Lousa?" Porque sim. Dá pra escrever nela se quiser, duvida? Tenta lá e depois me fala...

Caixa de Pedronda

Essa patamara é meio terapêutica, na verdade. Tira o calçado e fica uns 5 minutinhos em cima dela, você não vai se arrepender! Mas ela tem outra função que você vai descobrir logo, logo...

Ué?

Oxe? Uai? Eita!

 

Essa patamara tá ai pra te arrancar algumas expressões tipo essas que falei agora. Ela é feita de grelha metálica e consegue ficar escondida no meio da grama. Tem que ter bastante atenção pra encontrar ela. Mas quando você encontrar, te juro, vai adorar "levitar" na grama!

Equilibra

Essa aqui não é uma patamara, não. Ela é uma Equilibra. E o que é uma Equilibra? É uma cadeira? Uma cama? Uma mesa? Bom, ela é o que você quiser que ela seja, até gangorra a bichinha já foi. Ela funciona com um peso (ali naquela parte branca), que não deixa você capotar enquanto estiver em cima dela.

Ela tem 1,50x0,50m e funciona tipo uma cadeira de balanço da vovó. Mas ei! Não é porque eu disse que ela funciona tipo uma cadeira de balanço que você tem que usar como uma cadeira de balanço, viu?

Ah, tem mais uma coisa sobre ela: Essa aqui fica grudada no chão, mas como eu sei que você gosta das coisas do seu jeitinho, tem uma que dá pra levar pra passear também, olha aqui embaixo...

Equilibra de Passear

Ta-dah! Essa aqui você pode pegar pelas cavinhas (talvez você precise de ajuda, aproveita pra fazer um amigo!) e levar pra algum lugar,

Caixa

"Como assim 'Caixa'?"

É isso mesmo. Uma caixa. Essa aqui fica presa no chão, mas eu já sei! Eu já sei! Você quer levar ela pra passear também, né?

Caixa de Passear

Pronto, uma caixa de passear. Já sabe, né? Só pegar nas alcinhas e levar contigo pra algum lugar.

bottom of page