top of page

APORTE TEÓRICO

O ponto de partida.

Sou mulher. O que me define como mulher? O que ser mulher diz a meu respeito? Quais seriam as minhas percepções acerca do espaço caso eu não estivesse vinculada ao gênero feminino?

Compreendendo a mulher

Desde que o sexo biológico do feto é revelado, diversos ideais surgem sobre o futuro daquele ser. Estes ideais são o que chamamos de papéis de gênero. O papel de gênero nada mais é do que as funções pré-definidas para um ser humano levando em consideração única e exclusivamente seu sexo biológico.

O privado e o público

Compreendendo a necessidade de explanar sobre as esferas que compõem o ser mulher, comecemos então a falar sobre o público versus o privado e onde ela se insere nesta relação. Tomamos por ponto de partida o privado e o público como uma dicotomia análoga à mulher e ao homem.

O contexto atual

A reflexão sobre o público e o privado é atravessada por questões políticas e econômicas que mostram que a presença da mulher no meio público é inevitável, mesmo com as construções que definem seu espaço como sendo o privado.

A condição feminina

Tendo ciência das inúmeras funções impostas à mulher, reflitamos sobre aquela que lhe é mais intrínseca: a maternidade.

A participação da criança na sociedade

Eu, você e qualquer pessoa neste mundo fomos crianças algum dia. Qual seria então o motivo pelo qual este sujeito seja tão ignorado no processo de planejamento urbano?

O urbanismo com perspectiva de gênero

Com a necessidade de construir espaços que acolham diferentes formas de habitar a cidade, surge o ideal da perspectiva de gênero em contraposição ao pensamento modernista.

A realidade das mães acadêmicas da UFSC

A partir deste ponto, o texto passa a ser construído unicamente de acordo com percepções provenientes de vivências pessoais que surgiram durante a investigação, com apoio de alguns pontuais dados quantitativos coletados em campo.

Realidades possíveis

Tendo conhecimento da demanda por permanência estudantil, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) possui em seu Programa de Moradia Estudantil (PME) um diferencial em relação à outras universidades. 

Referências bibliográficas
bottom of page